Exposição sobre personalidades com deficiência chega a São Carlos

img

O Espaço Paço recebe até o dia 29 de setembro, a Exposição "Grandes Nomes, Grandes Feitos". Realizada em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Memorial da Inclusão, e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos, a mostra apresenta 12 personalidades brasileiras e estrangeiras, que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento e que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade.

Os visitantes são convidados a conhecer as instigantes trajetórias das personalidades por meio dos sentidos. São 12 instalações que promovem interação sensorial com o público de diferentes formas, fazendo referência à habilidade que tornou notório cada nome da lista.

Estão presentes na Exposição: Anita Malfatti, Ludwig Van Beethoven, Cândido Pinto de Melo, Dorina Nowil, Evgen Bavcar, Helen Keller, Henrietta Swan Leavitt, Homero, Maria de Lourdes Guarda, Franklin Roosevelt, Stevie Wonder, Temple Grandin.

As personalidades em destaque participaram da luta por direitos humanos e pelo acesso a arte e a cultura, deixando sua marca no processo de busca pela melhoria da qualidade de vida em sociedade. Além disso, possuem um aspecto comum: a deficiência.

Uma das experiências será conhecer os materiais usados pela artista Anita Malfatti para produzir suas obras, testar às técnicas do fotógrafo cego Evgen Bavcar, tentar ler ou escrever em braile na instalação sobre Dorina Nowill ou, ainda, sentir a vibração da "Ode à Alegria", da 9ª. Sinfonia, no display relativo à Beethoven. A exposição é acessível, conta com audiodescrição e textos em dupla leitura (braile e Português ampliado).

A Exposição "Grandes Nomes, Grandes Feitos" integra a 7ª Virada Inclusiva, evento idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo para render maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Para o secretário José Paulo Gomes, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o objetivo de trazer a exposição para São Carlos é aproximar a população das deficiências. "Eventos como esse dão visibilidade e apresentam conhecimentos para a população. Ainda hoje as pessoas não tem contato com as deficiências, não sabem como auxiliar um deficiente simplesmente porque não tem contato com o assunto. Esperamos que a exposição aproxime um pouco mais a população das deficiências. Além disso, também estamos disponíveis na Secretaria para apresentar um pouco do nosso trabalho", afirmou José Paulo.

 

Serviço:

Paço Municipal – Espaço Paço: Rua Episcopal, 1.575, centro.

Agendamento para visitas – Patrícia - pcd@saocarlos.sp.gov.br ou patrícia.tayama@saocarlos.sp.gov.br

Horário de Funcionamento – 9h às 12h; 14h às 17h.

 

Por Assessoria de Imprensa PMSC



Matérias Relacionadas

Mais Acessados

Últimas Matérias

Tags


Últimas Notícias